Aventuras & Expedições
5 motivos para você conhecer o Deserto do Atacama, no Chile
5 motivos para você conhecer o Deserto do Atacama, no Chile
O Atacama é o deserto mais árido e com a maior altitude da Terra. As paisagens são tão surreais que parecem ser de outro planeta. É um pedaço do norte do Chile cercado de um lado pela Cordilheira dos Andes e do outro pelo Oceano Pacífico. Não pense que o Atacama é formado apenas por areia. Há vegetação típica de áreas desérticas, lagoas e cadeias de vulcões e montanhas que se estendem pelo horizonte, até onde a vista alcança. É um destino exótico, ideal para quem busca experiências memoráveis e transformadoras.
Os períodos de Março a Maio e Setembro a Novembro são os melhores para você conhecer o Deserto do Atacama, no Chile. Neste período, a temperatura é mais amena durante o dia e não tão fria durante a noite. A possibilidade de céu aberto é altíssima – como em praticamente todo o restante do ano. A diferença entre a temperatura do dia para a noite pode variar de 10 a 15 graus.
Então, já que estamos na melhor época para conhecer esse fantástico destino, selecionamos alguns motivos para você se programar e agendar já a sua viagem:
1. San Pedro de Atacama
A cidade de São Pedro do Atacama, localizada a 2.800m de altitude, por si só já é um bom motivo para você conhecer a região. Localizada bem no meio do deserto, a cidade é um verdadeiro oasis. Suas ruas ficam agitadas durante todo o dia com os turistas no vai e vem das expedições e passeios e possui excelentes opções de restaurantes para quem busca conhecer a gastronomia local. Não estranhe cruzar o caminho com as famosas alpacas, uma espécie de lhama, muito comum entre os moradores da cidade.
A noite, a cidade ganha ainda mais vida, com os turistas confraternizando nos bares e restaurantes, ouvindo música local e vivenciando um pouco da cultura andina.
2. O por do sol mais lindo que você vai ver
Seja onde você estiver no deserto, você poderá vivenciar uma experiência única. Presenciar o por do sol no Atacama é um espetáculo mágico, cheio de cores e tons. O cair da temperatura dá ainda mais exotismo ao momento. Reserve um dia para curtir o por do sol em locais próximos a cidade como a Pedra do Coiote ou na Laguna Cejar (fotos).
3. Piedras Rojas e Lagunas Altiplânicas
Fazer esse passeio combinado é incrível pois é possível notar belezas tão diferentes dentro de um mesmo bioma. Em Piedras Rojas, como o próprio nome já diz, você verá um piso repleto de pedras avermelhadas em um cenário que parece pintado em um quadro. As agências que fazem esse passeio costumam servir o café da manhã à beira do rio que percorre o local, o que torna a experiência ainda mais fantástica.
E, logo depois, você conhecerá um parque onde o cenário muda completamente, com lagoas azuis e calmas e vegetação abundante, junto ao vulcão ao fundo, completando a cena digna de um cartão postal. Essas são as Lagunas Altiplânicas.
4. Salar de Tara
A cereja do bolo. Visitar o Atacama e não conhecer o Salar de Tara pode ser um verdadeiro desperdício. Embora seja um dos passeios mais caros e uma das rotas mais longas, o cenário e a experiência valem cada centavo e cada segundo investido.
A experiência começa no caminho, deslumbrando cada cenário do deserto contornando a estrada. Quantas vezes você já deve ter visto imagens como essa e pensado em “como seria estar nesse local?”, não é mesmo?
A chegada se dá a um verdadeiro mar de areia e pedras com formações únicas. Uma imensidão que nos faz pensar que estamos em outro planeta.
E, então, quando você acha que já viu tudo do mais belo que o deserto poderia lhe oferecer, eis que surge a reserva dos flamingos. Aqui as palavras não cabem e vamos deixar que as imagens falem por si só.
5. Refrescar-se nas Termas de Puritama
E, para descansar após tantos passeios, que tal passar um dia relaxando nas águas mornas das Termas de Puritama? Com dezenas de piscinas de águas cristalinas e toda uma infraestrutura para receber visitantes, o parque é uma ótima sugestão para descansar e recarregar as energias para os próximos passeios. Procure fazer esse roteiro nos dias de semana, quando o local está mais vazio e aproveite!
E existem muitos outros motivos para conhecer o Deserto do Atacama. Se você gostou e quer receber mais informações sobre pacotes, hoteis e passagens, por favor, preencha o formulário abaixo ou nos mande uma mensagem pelo e-mail contato@letviagens.com.br.