Artigos
Revista SBN – Sociedade Brasileira de Neurocirurgia – Ushuaia
Patagônia Sul& Terra do Fogo – Uma combinação de luxo com lindas paisagens
Por Paulo Cesar Aguiar Filho :: LET- Live Experience Travel
Pense num destino que pode ser visitado qualquer época do ano, por pessoas de todas as idades e ainda assim cativar o interesse e agradar a todos? Esta é a Patagônia, um exemplo de região remota e inabitada que oferece ótimos serviços para tornar sua viagem à este destino uma experiência inesquecível.
É difícil explicar a Patagônia apenas com palavras e fotos. Este incrível pedaço do mundo precisa ser visitado, sentido, entendido e vivido! A primeira vez que me convidaram para ir à Patagônia eu relutei, confesso. Pensei que ainda havia muitos lugares na fila, mas alguma coisa dentro de mim disse: vai! Me apaixonei de tal maneira que já contabilizo 5 viagens em 6 anos.
Lagos de vários tons de azul e verde, montanhas com neve e florestas, geleiras e guanacos (tipo de lhama local) por todos os lados. Parece lindo, e de fato é, mas isso é o que leitor encontra em qualquer revista de turismo. Para entender a Patagônia e apreciar sua beleza de uma forma mais profunda e autêntica é necessário entender como aquela paisagem se formou,como as tribos indígenas viviam nos meses de inverno praticamente sem roupas, e como se deu a ocupação e uso do território. Viajar para a Patagônia é uma verdadeira aula sobre a vida, onde a natureza apresenta contrastes tão impressionantes que nos ensina como ela pode ser forte e ao mesmo tempo frágil.
Vou falar neste artigo sobre os quatro destinos principais que merecem ser conhecidos.
Começando pela incrível e fantástica expedição de navio, o Cruzeiro Australis. Apesar do nome navio, a sensação é de estar de um iate. Com apenas 100 cabines, todas com janela para o mar, gastronomia impecável, bebidas, sala de leitura, palestras, expedições cuidadosamente planejadas e um público diferenciado, este navio irá mudar seu conceito sobre cruzeiros. Passando pelos fiordes mais remotos, o Australis tem como grande diferencial pequenas expedições diárias onde os passageiros desembarcam em praias seguras para explorar a natureza intocada e aprender detalhes incríveis sobre a sua formação. Não é necessário ser um atleta, as caminhadas são fáceis e moderadas porém a sensação é de aventura e descoberta. Com opções de navegar por 3, 4 ou 7 dias entre as cidades de Punta Arenas (Chile) e Ushuaia (Argentina) esta é a melhor e mais confortável alternativa para se sentir um verdadeiro explorador.
Desembarcando em Ushuaia o turista encontra todos os tipos de hospedagem, desde simples albergues até os mais confortáveis e modernos hotéis como o Arakur e o Los Cauquenes. Atividades não faltam por lá e o recomendado são de 5 a 6 dias para ter uma boa noção do que é possível fazer. Localizada entre a cordilheira Darwin (continuação da Cordilheira dos Andes) e o Canal Beagle (nome do navio da frota inglesa no qual o naturalista viajou o mundo), Ushuaia é uma cidade pequena, começou como zona militar, presídio e hoje zona franca. Porém o melhor de Ushuaia está nos arredores: navegação no Beagle, Parque Nacional Terra do Fogo, Estância Harberton, passeios em veículos 4×4 e caminhadas que vão de leves à desafiadoras. Tudo termina com um belo descanso no Spa hotel, massagens, vinhos e excelentes restaurantes. Se você optar por ir no inverno prepare-se para esquiar em uma excelente estação de esqui, o Cerro Castor, com uma neve de alta qualidade que atrai diversos competidores durante o verão europeu, justamente inverno por aqui.
Com apenas um voo de 50 minutos é possível chegar à charmosa El Calafate, que tem como paisagem o exuberante Lago Argentino formado com a água de degelo de 12 glaciares. É impossível falar de Calafate e não mencionar o incrível Glaciar Perito Moreno. O acesso até o glaciar é muito fácil, o que torna ele o mais visitado de toda a Patagônia. Se você gosta de contemplar, fique caminhando nas passarelas em frente à enorme massa de gelo, escutando os estalos e torcendo que um bloco desmorone na água bem ali na sua frente. Se o seu perfil é mais ativo há a opção de caminhar sobre o gelo! Muitas outras atividades lhe aguardam em Calafate, teleférico, 4×4, museu de gelo além de ótimos restaurantes, vinhos, cafés e lojas.
Fechando o circuito de ouro da Patagônia Sul vamos ao maravilhoso e imbatível Parque Nacional Torres delPaine. Localizado a 5 horas de carro desde El Calafate, cruzando a fronteira de volta para o Chile, está um dos lugares mais lindos, inóspitos e intocados da América do Sul. Uma combinação de fauna, flora, geologia, glaciologia e história experimentada através de vivências que vão desde trilhas aventureiras aos confortáveis hotéis all inclusive, cada um poderá descobrir este paraíso da maneira que lhe for mais conveniente e couber no seu bolso. A proposta neste incrível parque nacional é sentir e observar a força e a beleza da mãe natureza, em sua máxima expressão, com o mínimo de interferência humana. Adultos e crianças ficam fascinados com as formações geológicas, lagos, comportamento e diversidade da fauna e da flora. Uma verdadeira aula regada de indescritível beleza e ótimos vinhos!
Se gostou da matéria e deseja conhecer pessoalmente este incrível destino fale com a nossa equipe: (11) 3825-7130 – contato@letviagens.com.br