Artigos
Revista SBN – Sociedade Brasileira de Neurocirurgia – Cancun
O Melhor de Cancun, para todos os gostos!
Por Paulo Cesar Aguiar Filho :: LET- Live Experience Travel
Cancúné a principal cidade de um paraíso localizado na Península de Yucatán, México, e será a sede do XXXVII Congresso Latino-americano de Neurocirurgia – CLAN, a ser realizado entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro.
A Península de Yucatán é um dos lugares mais completos do mundo para ser visitado. Clima favorável, praias cinematográficas, infraestrutura, gastronomia, povo hospitaleiro e uma forte herança da incrível e instigante cultura Maia. Sem falar nas falhas geológicas conhecidas como Cenotes, cujas origens remontam ao meteoro que colidiu com a Terra causando a extinção dos dinossauros. É inegável que a beleza e cultura deste local, transformaram a Península de Yucatán em um dos lugares mais visitados do mundo, colocando o México como o 14º país a receber mais turistas.
Com tantos lugares interessantes para se conhecer, o turista que dispõe de apenas alguns dias neste incrível pedaço do mundo se pergunta: o que fazer, onde ir, onde comprar e com quem? Pensando nisso, listamos algumas das principais (e outras menos conhecidas) atrações que a região oferece, com observações importantes sobre o que esperar de cada uma delas. Vamos lá:
Cancún é muito mais do que a zona hoteleira: uma faixa de terra com o Mar do Caribe de um lado e a Lagoa Nichupté do outro, onde fica a maioria dos hotéis e praticamente uma única avenida, a BoulevardKukulcán. Ao norte da zona hoteleira está PuntaCancún, que além de hotéis oferece uma boa concentração de restaurantes, bares, lojas e baladas.De locomoção fácil, qualquer ônibus pode fazer o trajeto entre a PuntaCancún e os hotéis. Se você é um turista que gosta de desbravar e deseja ir além da Punta Norte, é possível tomar o ônibus R2 ou R15 e descer a poucos metros do Mercado 28, um típico Mercadão onde boas compras requerem a arte de pechinchar em Espanhol. Aproveite a visita para comer o famoso ceviche mexicano no El Cejas, ótimo restaurante frequentado pelos locais.
Não muito distante dali está o Plaza LasAmericas, maior shopping de Cancun, lugar de poucos turistas, onde é possível encontrar eletrônicos, perfumes e roupas de grife por preços menores que os da zona hoteleira. Dica: para se locomover do Mercado 28 até o Plaza Las Américas utilize um taxi, que é bem mais barato no centro da cidade do que na zona hoteleira. As corridas são realizadas por preço fechado. Não se esqueça de avisar o motorista que você não deseja compartilhar a corrida, a menos que queira conhecer de bem perto os mexicanos. O centro de Cancun é seguro, mas é preciso cuidado, como em qualquer centro urbano.
De volta à zona hoteleira, se você tiver pouco tempo entre um palestra e outra, aproveite para conhecer as Ruínas del Rey, que ficam praticamente na frente do Iberostar, onde será realizado o Congresso. É um pequeno sítio de cultura Maia indicada para quem não conseguiu visitar as pirâmides de ChichénItzá.
Também na BoulevardKukulcán está o famoso Shopping La Isla, com as melhores lojas de grife mundiais, ideal para quem não tem tempo de ir ao Plaza LasAmericas e não se importa em pagar um pouco mais pelas compras.É um shopping a céu aberto bastante turístico, que impressiona pelas lojas, bares e restaurantes. Não deixe de fazer um happy hour em um dos bares, de frente para a lagoa, admirando o por do sol atrás das águas! Para jantar, escolha o Restaurante La Destileria, localizado a apenas três quadras do La Isla, em frente a outro shopping de marcas luxuosas, o Kukulcán Plaza. O grande diferencial do La Destileria está nos pratos elaborados à base de Tequila, com toques suaves ou mais fortes, à escolha do freguês. Não muito longe dali está o RestaranteLorenzillo’s, famoso pela melhor lagosta e frutos do mar de Cancun, reserve com antecedência!
Subindo até Punta Cancun, o turista encontra a famosa Plaza ForumbytheSea. Não espere lojas, mas sim diversão e gastronomia. Lá estão o Hard Rock Café, a casa de shows Cocobongo com suas performances hollywoodianas e frequentado por todas as idades (vale ao menos uma noite!) e o menos conhecido, porém animado,Carlos ‘n Charles, um bar / restaurante com performances de barmen e autênticas tequilas, de qualidade muito superior às versões exportadas para o Brasil. Bem na frente está o SeñorFrogs, frequentado por uma faixa etária jovem.
Se você tem um dia inteiro disponível, deseja fugir das compras e mergulhar na cultura Maia, não deixe de visitar o sítio arqueológico de ChichénItzá, contemplar as famosas pirâmides, descobrir as curiosidades desta civilização tão avançada para sua época e, ainda, simular um Juego de Pelotas – jogo milenar praticado pelas tribos do México e Guatemala. No mesmo tour, é possível conhecer a pequena cidade de Valladolid, que abriga a primeira igreja católica da região e mergulhar nas águas do CenoteZaci, tipo de acidente geográfico que não existe em nenhum outro lugar do planeta! Este é um passeio de dia completo que explora o interior da península.
Outra opção para aprofundar seus conhecimentos na cultura Maia é a ruína de Tulum. Não espere nenhuma pirâmide, mas um belo sítio arqueológico de frente para o mar.
Se o seu perfil pede atrações ativas, com água, e leves toques de cultura o seu lugar é XCaret: um parque com atividades aquáticas incríveis, além de museu e ruínas. Os rios subterrâneos e piscinas naturais são as melhores atrações, ao lado do famoso mergulho com golfinhos.
Para os que desejam passar o dia em uma praia paradisíaca, com areia tão branca de agredir os olhos mais sensíveis e um mar com 7 tons de azul, seu destino é a IslaMujeres. Ao desembarcar na ilha, siga até a Playa Norte, alugue uma cadeira na praia e faça muitas selfies!
Já os amantes da natureza selvagem irão se sentir em casa na Ilha Holbox. A viagem é longa (2h10) mas vale cada minuto. Prepare-se para avistar águas de cor verde esmeralda, bandos de flamingos e mergulhar com tubarões baleia!
Por fim, uma visita à imperdível Playadel Carmen, na Riviera Maia. A partir da zona hoteleira chega-se à esta linda cidade em menos de uma hora. Uma grata surpresa com estilo europeu, repleta de bistrôs, restaurantes, cafés à francesa, atividades culturais, lojas e pessoas nas ruas. Comece explorando pela 5ª Avenida. Destaque para o excelente restaurante italiano Cenacolo, o argentino El Diez temático do Maradona e carnes que só eles sabem fazer, além do Yaxche para aqueles que desejam provar a cozinha Maia.
Esperamos que tenham gostado da nossa primeira coluna na Revista SBN, escrita por uma agência de viagens personalizadas. Foi um prazer fazer este texto para vocês! Ficou animado para conhecer estes lugares? Entre em contato com a nossa equipe! (11) 3825-7130 – contato@letviagens.com.br