Sobre a Patagônia
PATAGÔNIA SUL
Torres Del Paine / Terra do Fogo / Ilha Navarino / Canal Beagle
Basicamente a Patagônia Sul é uma área que vai dos Campos de Gelo Continental (Norte e Sul) até a Terra do Fogo e ilha Navarino. É uma terra inóspita, de ventos constantes e extensos pampas dourados, estes cortados por grandes montanhas de granito, entre elas as Torres del Paine e o Monte Fitz Roy. Esta região tem como nativos os “Gauchos” e seus cavalos, glaciares monumentais, e revela uma oportunidade incrível de explorar uma região quase intocada.
O Parque Nacional Torres del Paine é o mais famoso da região, uma área belíssima e tombada pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade, o parque é a Meca das atividades outdoor (ao ar livre). O lugar oferece todo o tipo de expedições com uma variedade enorme de paisagens e ecossistemas: como a famosa trilha do “W”, safáris fotográficos com paisagens impressionantes e passeios em robustos cavalos ao redor das torres de granito. Descubra este mundo de incrível beleza, flores selvagens, pássaros nativos e animais exóticos como o Guanaco (espécie de lhama), o Nhandu (emas), e agora voltando a prosperar, o Cervo andino.
O Parque Nacional Bernardo O´Higgins, conhecido pelos seus inúmeros canais e fiordes, é uma das maiores reservas nativas da região. Famoso pelas paisagens deslumbrantes oferecidas pelos glaciares Serrano e Balmaceda, é parque de maior extensão no Chile, com mais de 3,5 milhões de hectares. O parque ainda concentra uma das maiores reservas de água doce do mundo, o Campo de Gelo Continental Sul, remanescente da era glacial há mais de 3,5 milhões de anos.
As portas de entrada para a região são as cidades de Punta Arenas e Puerto Natales que oferecem acomodações modernas e confortáveis e facilidades para explorar a área. Do lado argentino, a cidade de El Calafate abriga o famoso glaciar Perito Moreno e está a apenas algumas horas de carro dos incomparáveis Monte Fitz Roy e Cerro Torre, que reinam sobre a pequena cidade de El Chaltén, outro paraíso para os amantes de trilhas e glaciares.
A partir de Punta Arenas, atravessando o Estreito de Magalhães, chega-se à Terra do Fogo. Do lado chileno, ao sul de Porvenir há uma área praticamente intocada pelo homem que se estende por estepes e florestas nativas. Diversos lagos e rios são ideais para a pesca de trutas. A cidade chilena mais austral, Puerto Williams, localizada na ilha Navarino é apenas um pequeno ponto no mapa, e chega-se por balsa, atravessando o Canal Beagle. É o passo para o trekking mais austral do planeta, uma aventura única de explorar esta primitiva e pouco conhecida trilha, enfrentando climas severos, somente encontrados no fim do mundo.
No lado argentino da Terra do Fogo e do Canal Beagle está a cidade de Ushuaia, bem mais movimentada. Além de ser uma excelente região a ser explorada no verão, seja por trilhas ou em barcos, no inverno também oferece uma ótima estação de esqui. Esta cidade portuária é o ponto de partida para os cruzeiros antárticos, além de compor a malha aeroviária da região, com vôos partindo de El Calafate, Buenos Aires, Puna Arenas e Santiago.
PATAGÔNIA NORTE
Cochamo / Pumalin / Futaleufú / Aysén / São Rafael / Campo de Gelo Continental Norte / Estrada Austral
A Patagônia Norte é uma área encantadora e intocada, repleta de florestas nativas, glaciares milenares e aventuras como rafting, caiaque, pesca, passeios a cavalo, trilhas e escaladas. Do norte para o sul, você encontra o Vale Cochamo, conhecido como o “Yosemite Chileno”, resultado da fusão entre o Oceano Pacífico e a Cordilheira dos Andes, originando o primeiro fiorde Patagônico. Os incontáveis lagos, rios e montanhas criam um ecossistema perfeito para cavalgadas, trilhas, pedaladas e caiaques. Já no Parque Santuário Nacional de Pumalin, você irá admirar as verdes florestas temperadas e explorar suas trilhas e riachos cuidadosamente preservados. Sinta a emoção de descer as corredeiras nível 5 em um rafting no rio Futaleufu. Entre na região de Aysen, e sua capital Coyhaique, o coração da Patagônia Norte. Explore o Parque Laguna San Rafael para ver de perto o Campo de Gelo Continental Norte, e navegar em frente às gigantes paredes do famoso Glaciar San Rafael. Siga pelo Caminho Austral, uma estrada de terra de mais de 1000 km, passando por fazendas, margeando lagos, comunidades pesqueiras locais cheias de tradição, e terminando na Villa O’Higgins, uma pequena e remota comunidade entre os campos de gelo norte e sul, onde se pode entrar na Argentina, após uma pequena navegação, por uma das fronteiras menos conhecidas.
DESERTO DO ATACAMA
São Pedro do Atacama é uma pequena vila localizada em um dos vários oásis encontrados no Altiplano da 2ª Região do Chile. Nessa região estão os mais altos vulcões da Cordilheira dos Andes. Antigo centro da cultura atacama, atualmente a vila de São Pedro conta com cerca de 2.500 habitantes. Esta pequena vila é, contudo, considerada a capital da arqueologia chilena e está localizada em uma região extremamente árida, de céu azul constante, o que lhe confere uma paisagem belíssima e exótica. Por isso mesmo a vila tem como principal atividade o turismo, seguido de pequenos cultivos, criações de ovelhas e cabras. Devido à incrível paisagem e localização, São Pedro se tornou o principal ponto de apoio turístico para explorar toda a região. É possível encontrar uma grande variedade de serviços como albergues, hotéis, restaurantes, artesanatos, telefonia, internet, correios e posto policial. Curiosamente, a vila tem um ar rústico e ao mesmo tempo cosmopolita, pois um lugar como esse não pode deixar de ser visitado por quem viaja ao Chile.